O Brasil é um país de altos e baixos e empreender em condições instáveis não é uma tarefa fácil. Neste cenário, muitas vezes, o empresário brasileiro, na intenção de não fechar as portas e manter o mesmo nível de produção, contrai dívidas que muitas vezes não consegue pagar. É uma luta pela sobrevivência. Segundo dados da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito a inadimplência entre as empresas cresceu 4,14% ano passado. Segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, o setor que concentra o maior número de empresas negativadas é o Comércio, com 44% das companhias nessa situação. O ramo de serviços aparece em segundo lugar, concentrando 41% do total de pessoas jurídicas negativadas.
É possível verificar um cenário mais grave ainda para o contribuinte pessoa física. Atualmente, estima-se que mais de 60% das famílias brasileiras estão endividadas segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em maio de 2019, por exemplo, 24,1% dos adultos tinham contas em atraso, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse resultado se reflete em toda a economia brasileira.
Segundo pesquisa levantada pelo escritório de contabilidade Fharos, o acúmulo de dívidas no Brasil acontece porque as pessoas confundem crédito disponível com receita real. Na maioria esmagadora das vezes, assumir uma dívida é a forma de priorização dos gastos. Desempregado, um pai de família muitas vezes deixa de pagar uma conta para poder trazer comida à mesa e pagar os estudos dos filhos.
Cobrança extrajudicial
O próprio nome indica que esse tipo de cobrança acontece fora da esfera judicial e talvez por isso receba também o nome de cobrança amigável. Em resumo e de forma bem objetiva, a cobrança extrajudicial é a maneira mais rápida, mais eficiente e com um custo menor de uma empresa resolver a sua dívida junto aos bancos ou órgãos credores.
Nessa categoria, a empresa devedora é contatada por um escritório de advocacia ou empresa de cobrança responsável por executar a dívida, e de forma amigável tenta uma negociação. Essa empresa oferece opções de parcelamento da dívida, e em casos de dívidas de alto valor, está apta a estruturar uma proposta de negociação da dívida intermediando essa negociação entre o credor e o devedor.
A Perez de Rezende presta os seus serviços de cobrança extrajudicial com equipes segmentadas para o varejo e altos valores.
- Equipe de gestores e negociadores especializados em altos valores.
- Equipe de gestores e estrutura de atendimento para a cobrança de varejo.
- Equipe de gestores e negociadores especializados em visitas/cobrança externa.
- Expertise em eventos regionais de conciliação/cobrança.
- Estrutura de MIS e Estratégia exclusivas.
- Equipe de Qualidade e Treinamento.
A PEREZ DE REZENDE está preparada para trazer o melhor resultado na recuperação de crédito para a sua empresa.