PEREZ DE REZENDE - ADVOCACIA

Cobrança Extrajudicial na Recuperação de Crédito

Fale Conosco.
Atendimento imediato.

Mais de 35 anos de experiência em soluções jurídicas

Cobrança extrajudicial na Recuperação de Crédito

A cobrança extrajudicial conquista cada vez mais relevância como aliada das estratégias das empresas de diversos segmentos, com foco na recuperação de crédito. Combinada ao suporte jurídico especializado, tem contribuído para a mitigação de riscos de negócios que envolvam concessão de crédito ou financiamentos para aquisições de bens e serviços. O principal diferencial agregado pela cobrança extrajudicial é proporcionar soluções mais rápidas e eficazes, em curto e médio prazos, sem a necessidade de acionamento dos trâmites na Justiça.

Alinhado aos objetivos das empresas de reduzir perdas e otimizar custos, a cobrança extrajudicial se mostra providencial, frente ao cenário da inadimplência entre consumidores e empresas. Em junho de 2019, o país bateu um novo recorde histórico com 63,4 milhões de brasileiros com dívidas em aberto e 5,8 milhões de empresas – 95% delas MPEs – chegaram a julho deste ano com compromissos financeiros atrasados e negativados, segundo o levantamento mensal apurados pela Serasa Experian.

Estratégia certa para evoluir da cobrança extrajudicial ao acordo amigável

A cobrança extrajudicial constitui uma das frentes para levar adiante uma estratégia jurídica orientada a alavancar resultados na recuperação de crédito.

Quanto mais consistente e embasada pela tese jurídica correta e indicadores processuais corretos, mais celeridade e efetividade a cobrança extrajudicial pode trazer, em termos de retorno, às empresas credoras que possuem carteiras com grandes volumes de demandas geradas por inadimplência.

A atuação de um time de profissionais capacitados e totalmente dedicados para esse processo é essencial para se atingir o objetivo de evoluir para a formalização do maior volume possível de acordos amigáveis e, assim, não ter de recorrer às vias judiciais.

Tecnologia e inteligência da informação a serviço da cobrança extrajudicial

Assim como em outros setores, a tecnologia tem se tornado uma valiosa parceria da área jurídica. Recursos de automação e de inteligência de dados vieram somar assertividade, agilidade e segurança da informação às fases processuais. E isso se aplica às atividades que fundamentam a cobrança extrajudicial.

Plataformas capazes de integrar sistemas e bases de informações permitem acessar rapidamente referências atualizadas da localização e de contato com devedores. Geram economia de tempo e maior precisão às abordagens realizadas.

Da mesma forma, ferramentas de gestão de dados e soluções de jurimetria possibilitam a aplicação de modelos estatísticos à análise de grandes carteiras de crédito para se identificar quais perfis de demandas apresentam probabilidades de êxito maiores de resultados na cobrança extrajudiciais.

Expertise faz a diferença na cobrança extrajudicial em todos os setores

A Perez de Rezende Advocacia aliou a transformação digital à sua expertise de mais de 30 anos de mercado para oferecer soluções de cobrança extrajudicial alinhadas a estratégias jurídicas únicas, 100% customizadas e alinhadas ao perfil das demandas de cada cliente.

Esse é o know-how que o escritório disponibiliza, em âmbito nacional, no atendimento às demandas recuperação de crédito de empresas dos mais diversificados segmentos: Bancos, Comércio Eletrônico, Carteiras de Consórcios, concessionárias de energia e outros serviços de fornecimento, e cooperativas de crédito.

Processos consistentes e estruturados, que asseguram a eficiência em todas as etapas, se destacam como grande diferencial da Perez de Rezende Advocacia. Desenvolvida pelo escritório, a metodologia de avaliação de Critérios Jurídicos e Negociais adota a leitura de indicadores processuais associada a teses jurídicas para estabelecer probabilidades de êxito – nas esferas judicial e extrajudicial – e dimensionar riscos operacionais e de negócios do cliente.

Critérios Negociais: essenciais ao sucesso da Cobrança extrajudicial

Na fase Negocial, a Perez de Rezende Advocacia considera aspectos decisivos para o acerto e o sucesso das atividades extrajudiciais envolvidas em:

Intermediação  >  Cobrança  >  Conciliação

Outro diferencial do escritório antecede essas três etapas: o estudo e viabilidade do ajuizamento das ações. É baseada em pesquisas de campo em todo o território nacional para geração de relatório que sinaliza a orientação quanto à tese jurídica, e identifica fraudes, desvios e blindagens patrimoniais, com análise da situação das garantias.

São importantes subsídios, que proporcionam aos clientes tomadas de decisão mais assertivas em relação a demandas com maior potencial de amplificar formalizações de acordos amigáveis de acordos, bem como aquelas em que o ajuizamento das ações é o caminho recomendado.

À frente desse processo, estão as equipes de gestores e negociadores da Perez de Rezende Advocacia. São profissionais com especialização para as etapas da formulação de estratégias customizadas em cobrança extrajudicial:

  • Gerenciamento de informações (MIS) e de ferramentas multicanais e plataformas de mediação online;
  • Planejamento e execução de cobrança externa, por meio de agenda de visitas em campo.
  • Organização de eventos regionais de conciliação e cobrança.
  • Gestão da qualidade e implementação de treinamentos.
  • Advogados e negociadores exclusivos para carteira de altos valores.

A Perez de Rezende Advocacia está habilitada para conduzir ferramentas de conciliação e mediação, que viabilizam negociações na cobrança extrajudicial:

  • Conciliação: Destinada a conflitos que envolvam menores valores ou baixa complexidade, com o propósito de agilizar a solução do débito em questão.
  • Mediação: Aplicada em casos com altos valores e maior complexidade, e orientada a restabelecer a comunicação entre as partes e restaurar a relação entre cliente e devedor.

Ao aplicar sua expertise na configuração das melhores estratégias na esfera extrajudicial em recuperação de crédito, a Perez de Rezende Advocacia tem dedicado a empresas um suporte jurídico pautado pelos objetivos de eficiência e qualidade, ao oferecer oportunidades de reduzir custos, proteger resultados, mitigar riscos. Somada à sua sólida atuação em âmbito judicial, o escritório prevalece como referência no desenvolvimento de estratégias consistentes e customizadas, 100% orientadas aos resultados e a sustentabilidade dos negócios do cliente.

Gostaria de conhecer como a Perez de Rezende Advocacia aplica seu know-how para alavancar recuperação de crédito  por meio de soluções eficazes de cobrança extrajudicial? Entre em contato.

Gostou? Compartilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu